colunista do impresso

Um momento de reinvenção para todos nós

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

A pandemia tem demandado a reinvenção de todos nós. O período da pandemia pela qual o mercado está passando traz como consequência uma verdadeira reinvenção dos modelos de negócios, que vai marcar para sempre a história das empresas.

O surto de Covid-19 deu um golpe indiscriminado nas empresas, já que tudo, de pequenos restaurantes a empresas multinacionais, foi forçado a mudar sua forma de funcionamento em meio a uma série de ordens de desligamento para ajudar a conter a maré do vírus.

A crise agora instaurada chega para mudar padrões tradicionais que nos conduzem desde a época de nossos avós. A disseminação da Covid-19, e a sua consequente restrição social, tem nos dado a oportunidade de mudar a realidade e de nos reinventar. Empresas estão saindo da sua zona de conforto, mesmo que com uma certa resistência ao novo, abrindo os olhos para a necessidade de reformular processos e aderir a formas de simplificar a vida de consumidores e trabalhadores.

Vários aspectos dos negócios durante a Covid-19 serão realidade após o desaparecimento da pandemia, incluindo comércio eletrônico, investimentos em tecnologia e home office. O empreendedor que tiver o discernimento de rapidamente migrar para o online e entender que a linguagem, a relação com o cliente e a estratégia de divulgação do serviço devem ser diferentes por causa disso, vai sair na frente. O e-commerce cresceu 126,9% em maio e registra 23,8 milhões de pedidos (Money Times).

Uma economia volátil pode criar tanto oportunidades, quanto desafios. Dependendo do setor em que você atua, algumas perdas são inevitáveis, mas para muitos empreendedores, trata-se de minimizar suas perdas e encontrar maneiras de aproveitar as oportunidades. Sua empresa vai esperar, minimizar as operações ou reduzir os esforços de marketing?

Qualquer que seja sua decisão, é importante tomar decisões baseadas em dados e antecipar os resultados de suas decisões com base em insights e análises. Por exemplo, se sua concorrência aguarda a tempestade enquanto há uma demanda contínua por seus serviços, essa pode ser a oportunidade perfeita para se distanciar da concorrência, adotar a abordagem oposta e informar ao mundo que você está aberto para negócios.

Obviamente, o vírus está impondo a todos um mundo mais digitalizado, desde médicos digitais a aprendizado e trabalho remotos. Mas também haverá outras mudanças sutis, mais profundas, na sociedade e nos negócios.

Precisamos reconsiderar a maneira de nos comunicarmos. O "objetivo" do negócio, além de simplesmente maximizar o lucro, será mais importante do que nunca. O propósito de uma empresa terá cada vez mais valor. Isto nos remete a buscar o que diferencia empresas extraordinárias de empresas comuns, que é o porquê.

Simon Sinek nos ensina o Golden Circle, devemos iniciar pelo porquê, depois como e, por último, o que. Para Simon Sinek, a resposta está no forte senso de propósito que inspira as empresas e pessoas a darem o melhor de si em favor de uma causa expressiva - o porquê.

Golden Circle é basicamente um método usado para pensar, agir e comunicar com o intuito de inspirar e engajar pessoas. Neste momento, há uma grande necessidade de inspirar aqueles que estão conosco na jornada.

Definir novas estratégias e se apegar ao propósito são atitudes que podem ajudar empresas na hora de enfrentar uma pandemia. A pandemia está nos mostrando que, muito mais do que pensar fora da caixa, temos que quebrar a caixa. A única constante no ambiente de negócios é a mudança. O mercado está cada vez mais dinâmico e desafiador.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Como será o novo normal Anterior

Como será o novo normal

Um sonho de cidade Próximo

Um sonho de cidade

Colunistas do Impresso